7 Matrizes e transformações

Este capítulo dá sequência à introdução de conceitos utilizados no processamento geométrico para síntese de imagens.

A seção 7.1 é uma revisão sobre os conceitos de matrizes e transformações lineares.

A seção 7.2 faz uma introdução ao sistema de coordenadas homogêneas. Coordenadas homogêneas possibilitam representar de forma unificada transformações afins (transformações lineares e deslocamento de pontos) através de operações matriciais.

A seção 7.3 mostra como podemos fazer concatenação de transformações através de produtos matriciais. Junto com a representação em coordenadas homogêneas, a concatenação de transformações como produtos entre matrizes simplifica e melhora a eficiência do processamento geométrico.

Na seção 7.4 são apresentadas as principais matrizes de transformação que serão utilizadas no curso. Tais matrizes representam transformações entre espaços que podem ser utilizadas para posicionar objetos em uma cena e definir câmeras virtuais. A seção 7.5 apresenta os principais espaços utilizados no pipeline do OpenGL.

A seção 7.6 apresenta o conceito de câmera LookAt, que é uma forma de criar o frame de uma câmera virtual a partir de dois pontos (posição da câmera e posição para onde a câmera está olhando) e um vetor de referência para indicar a direção “para cima.” Este e outros conceitos abordados neste capítulo são colocados em prática no projeto lookat da seção 7.7.