1 Configuração do ambiente
Neste capítulo veremos como configurar o ambiente de desenvolvimento para realizar as atividades práticas no computador. Qualquer que seja a plataforma – Linux, macOS ou Windows – é necessário instalar as seguintes ferramentas e bibliotecas:
- CMake: para automatizar a geração de scripts de compilação e ligação de forma independente de plataforma;
- Emscripten: para compilar código C++ e gerar binário em WebAssembly de modo a executar nossas aplicações no navegador;
- Git: para clonar o repositório do SDK do Emscripten e da biblioteca de desenvolvimento que usaremos na disciplina, e para o controle de versão das atividades;
- GLEW: para carregamento das funções da API gráfica OpenGL;
- Simple DirectMedia Layer (SDL) 2.0: para gerenciamento de dispositivos de vídeo, dispositivos de entrada, áudio, entre outros componentes de hardware.
- SDL_image 2.0: para leitura de arquivos de imagem.
Precisamos também usar um compilador recente com suporte a C++17 e suporte pelo menos parcial a C++20, como o GCC 10 ou Clang 11.
Acompanhe nas seções a seguir o passo a passo da instalação desses recursos de acordo com o sistema operacional utilizado:
- Seção 1.1 para instalação no Linux;
- Seção 1.2 para instalação no macOS;
- Seção 1.3 para instalar no Windows.
Não é necessário usar um IDE ou editor específico de código-fonte para o desenvolvimento das atividades. A compilação pode ser disparada através de scripts de linha de comando. Entretanto, como um exemplo, veremos na seção 1.4 como fazer a configuração básica do Visual Studio Code para o desenvolvimento de aplicações C++ com CMake.
Na seção 1.5 veremos como instalar uma biblioteca auxiliar (a ABCg) criada especialmente para esta disciplina. Ela será utilizada em todas as atividades do curso para facilitar o desenvolvimento das aplicações gráficas.
Caso o seu computador tenha recursos de processamento e memória suficientes, é possível configurar todo o ambiente de desenvolvimento em um sistema operacional instalado em uma máquina virtual.
O VMware Workstation Player (Windows e Linux) e VMWare Fusion Player (macOS) possuem suporte a aceleração gráfica 3D usando OpenGL 4.1 e são adequados para desenvolver as atividades da disciplina. Tanto o VMWare Workstation Player quanto o Fusion Player podem ser utilizados gratuitamente através de uma licença de uso pessoal.
No Windows 10, o Windows Subsystem for Linux (WSL) também suporta aceleração gráfica 3D (disponível somente no WSL 2). Entretanto, a configuração é mais complexa e exige a instalação de um servidor do X Window System, como o VcXsrv.